segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Situações Matemática ou Situação Problema

Cada vez mais pesquisadores reforçam a ideia que a matemática não pode ser reduzida a um conjunto de procedimentos mecânicos repetitivos. Daniela Padovan, autora de livros didáticos, acredita que a base para as aulas de matemática está em levar a turma a construir diversos caminhos para chegar aos resultados.
Tendo como base a resolução dos problemas, as atividades devem fazer com que os alunos debatam e criem estratégias para chegar a uma resposta.
O recurso de situação problema precisa e deve ser utilizado em sala de aula. Tais situações merecem atenção especial, devem ser planejadas com base em momentos significativos dos jogos, por exemplo. Apresentando sempre um impasse, exigindo a construção de procedimentos, e que as crianças decidam qual o melhor ação a ser utilizado.
Nesse tipo de situação o aluno coloca em jogo os conhecimentos que possui. Esse tipo de situação oferece algum tipo de dificuldade para o aluno, que o força a buscar soluções, resultando na produção de conhecimento, no enriquecimento do já existente ou no questionamento do anterior. Registra e discutir as soluções encontradas são partes fundamentais do processo.
O livro “Aprender com Jogos e Situação Problema”, de Lino de Macedo, Ana Lucia Petty e Norimar Passos, revela de maneira clara e objetiva como utilizar os recursos do titulo em sala de aula. Baseando – se em pressupostos de Jean Piaget (1896 – 1980), o defensor da ideia que para aprender o sujeito precisa conhecer o objeto e agir sobre ele e trasformá - lo.




Tipos de situação matemática ou situação problema

Essas situações problemas podem ser divididas em diversos tipos, considerando sua estrutura:
Simples – Quando envolvem somente uma operação matemática.
Complexas – Quando envolvem mais de uma operação matemática, ou seja, quando mais de uma ação que envolve quantidade é realizada.
Com informações para selecionar – Quando no desenvolvimento do texto, aparecem dados que não serão usados para encontrar a solução.
Com informações insuficientes – Quando os dados apresentados no texto não são suficientes para encontrar o resultado solicitado.
* Heurísticos – Operações que envolvem lógicas e estratégias, que não são resolvidas pelas operações fundamentais.
Soluções de situações matemáticas que possam ser diretamente resolvidas pelas operações matemáticas fundamentais.  Essa concentração vai nos conduzir a construção conceitual de cada uma das operações matemáticas fundamentais.

A construção conceitual das operações

        
Quando as crianças começam operar matematicamente?

O livro PLT mostra situações problemas como a que vou relatar a seguinte. “Em um parque estão 5 crianças brincando e chegam mais 3. Quantas crianças estão brincando no parque agora?
Ao contar essa situação para uma criança de 5 anos, ela provavelmente para chegar ao resultado final, deve ter contado de 1 em 1. E nesse caso pensamos que a criança fez uma adição, pois bem ela não fez, ela simplesmente fez uma contagem, pois nesta idade ela ainda esta no período pré operatório, portanto ainda não executa operações matemáticas.
Operar matematicamente é realizar uma transformação reversível, partir de uma ação realizada e ser capaz de refazer os passos de volta ao inicio, desfazendo a ação

Para que uma criança “opere” matematicamente é preciso que ela “conserve” a quantidade inicial, compreenda que ação esta acontecendo ou já aconteceu, e seja capaz de encontrar o resultado final. Será brincando de contagens e quantificações que progressivamente a criança consolidara a ideia de número e, depois, de operação.