segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A construção conceitual das operações

        
Quando as crianças começam operar matematicamente?

O livro PLT mostra situações problemas como a que vou relatar a seguinte. “Em um parque estão 5 crianças brincando e chegam mais 3. Quantas crianças estão brincando no parque agora?
Ao contar essa situação para uma criança de 5 anos, ela provavelmente para chegar ao resultado final, deve ter contado de 1 em 1. E nesse caso pensamos que a criança fez uma adição, pois bem ela não fez, ela simplesmente fez uma contagem, pois nesta idade ela ainda esta no período pré operatório, portanto ainda não executa operações matemáticas.
Operar matematicamente é realizar uma transformação reversível, partir de uma ação realizada e ser capaz de refazer os passos de volta ao inicio, desfazendo a ação

Para que uma criança “opere” matematicamente é preciso que ela “conserve” a quantidade inicial, compreenda que ação esta acontecendo ou já aconteceu, e seja capaz de encontrar o resultado final. Será brincando de contagens e quantificações que progressivamente a criança consolidara a ideia de número e, depois, de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário