Atividades

sábado, 20 de setembro de 2014
A Construção da Dezena pela Brincadeira
Muitas pesquisas apontam, e a experiência cotidiana demonstra que denominações como unidade, dezena são aprendidas de maneira vazia e sem significado.
Muitas vezes, os alunos não conseguem compreender as normas que caracterizam o sistema decimal. Ensinar essas normas é a chave para os alunos avançarem na matemática. Para isso, é necessário o uso dos números nos mais diferentes contextos.
Promover jogos e outras brincadeiras nas aulas de matemática poderá ajudar bastante na aprendizagem das crianças.
Brincadeira
Colecionando Tampinhas
Essa atividade deverá ser desenvolvida em oito aulas nas séries do 1º ao 5º ano.
Tem como objetivo compreender o sistema numeral, resolver problemas simples de adição e desenvolver a escrita de número com mais de um algarismo.
O material a ser utilizado são várias tampinhas de refrigerante e suco.
O professor faz a seguinte pergunta: Quantas tampinhas tem minha coleção?
É preciso que o professor contextualize e fale sobre o problema.
Dividir os alunos em grupo e as tampinhas também.
Oferecer aos alunos material de apoio para a contagem, assim ele poderá registrar a contagem. Poderá ser utilizadas cartelas de bingo, tele sena, entre outros.

As crianças poderão fazer o registro com números ou outras representações.

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segunda-feira, 1 de setembro de 2014
BATALHA- Material: baralho de cartas de ÁS a 10.- Aplicação: um dos jogadores distribui (divide) todas as cartas entre todos. Cada criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar para as faces numeradas. Os jogadores da mesa (2, 3 ou 4) viram a carta superior da sua pilha e COMPARAM os números. Aquele que virar a carta de quantidade “maior” (número maior) pega todas para si e coloca num monte à parte. Jogar até as pilhas terminarem.- Se abrirem cartas de mesmo valor, deixar na mesa e virar as próximas do seu monte.- Vence aquele que pegar o maior número de cartas (estratégias: comparar a altura das pilhas, contar, estimar).

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segunda-feira, 1 de setembro de 2014
JOGO DO TABULEIRO- Material: tabuleiro individual com 20 divisões, um dado com pontos ou numeração, material de contagem para preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas, etc).- Aplicação: cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. Os jogadores devem encher seus tabuleiros.