sábado, 20 de setembro de 2014
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
BATALHA- Material: baralho de cartas de ÁS a 10.- Aplicação: um dos jogadores distribui (divide) todas as cartas entre todos. Cada criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar para as faces numeradas. Os jogadores da mesa (2, 3 ou 4) viram a carta superior da sua pilha e COMPARAM os números. Aquele que virar a carta de quantidade “maior” (número maior) pega todas para si e coloca num monte à parte. Jogar até as pilhas terminarem.- Se abrirem cartas de mesmo valor, deixar na mesa e virar as próximas do seu monte.- Vence aquele que pegar o maior número de cartas (estratégias: comparar a altura das pilhas, contar, estimar).
A
Construção da Dezena pela Brincadeira
Muitas pesquisas apontam,
e a experiência cotidiana demonstra que denominações como unidade, dezena são
aprendidas de maneira vazia e sem significado.
Muitas vezes, os alunos não
conseguem compreender as normas que caracterizam o sistema decimal. Ensinar
essas normas é a chave para os alunos avançarem na matemática. Para isso, é
necessário o uso dos números nos mais diferentes contextos.
Promover jogos e outras
brincadeiras nas aulas de matemática poderá ajudar bastante na aprendizagem das
crianças.
Brincadeira
Colecionando Tampinhas
Essa atividade deverá ser
desenvolvida em oito aulas nas séries do 1º ao 5º ano.
Tem como objetivo compreender
o sistema numeral, resolver problemas simples de adição e desenvolver a escrita
de número com mais de um algarismo.
O material a ser utilizado
são várias tampinhas de refrigerante e suco.
O professor faz a seguinte
pergunta: Quantas tampinhas tem minha coleção?
É preciso que o professor
contextualize e fale sobre o problema.
Dividir os alunos em grupo
e as tampinhas também.
Oferecer aos alunos
material de apoio para a contagem, assim ele poderá registrar a contagem. Poderá
ser utilizadas cartelas de bingo, tele sena, entre outros.
As crianças poderão fazer
o registro com números ou outras representações.
...............................................................................................................................................................segunda-feira, 1 de setembro de 2014
BATALHA- Material: baralho de cartas de ÁS a 10.- Aplicação: um dos jogadores distribui (divide) todas as cartas entre todos. Cada criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar para as faces numeradas. Os jogadores da mesa (2, 3 ou 4) viram a carta superior da sua pilha e COMPARAM os números. Aquele que virar a carta de quantidade “maior” (número maior) pega todas para si e coloca num monte à parte. Jogar até as pilhas terminarem.- Se abrirem cartas de mesmo valor, deixar na mesa e virar as próximas do seu monte.- Vence aquele que pegar o maior número de cartas (estratégias: comparar a altura das pilhas, contar, estimar).
...................................................................................................................................................................
JOGO DO TABULEIRO- Material: tabuleiro individual com
20 divisões, um dado com pontos ou numeração, material de contagem para
preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas, etc).- Aplicação: cada jogador, na
sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no
dado. Os jogadores devem encher seus tabuleiros.