segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Situações Matemática ou Situação Problema

Cada vez mais pesquisadores reforçam a ideia que a matemática não pode ser reduzida a um conjunto de procedimentos mecânicos repetitivos. Daniela Padovan, autora de livros didáticos, acredita que a base para as aulas de matemática está em levar a turma a construir diversos caminhos para chegar aos resultados.
Tendo como base a resolução dos problemas, as atividades devem fazer com que os alunos debatam e criem estratégias para chegar a uma resposta.
O recurso de situação problema precisa e deve ser utilizado em sala de aula. Tais situações merecem atenção especial, devem ser planejadas com base em momentos significativos dos jogos, por exemplo. Apresentando sempre um impasse, exigindo a construção de procedimentos, e que as crianças decidam qual o melhor ação a ser utilizado.
Nesse tipo de situação o aluno coloca em jogo os conhecimentos que possui. Esse tipo de situação oferece algum tipo de dificuldade para o aluno, que o força a buscar soluções, resultando na produção de conhecimento, no enriquecimento do já existente ou no questionamento do anterior. Registra e discutir as soluções encontradas são partes fundamentais do processo.
O livro “Aprender com Jogos e Situação Problema”, de Lino de Macedo, Ana Lucia Petty e Norimar Passos, revela de maneira clara e objetiva como utilizar os recursos do titulo em sala de aula. Baseando – se em pressupostos de Jean Piaget (1896 – 1980), o defensor da ideia que para aprender o sujeito precisa conhecer o objeto e agir sobre ele e trasformá - lo.




Tipos de situação matemática ou situação problema

Essas situações problemas podem ser divididas em diversos tipos, considerando sua estrutura:
Simples – Quando envolvem somente uma operação matemática.
Complexas – Quando envolvem mais de uma operação matemática, ou seja, quando mais de uma ação que envolve quantidade é realizada.
Com informações para selecionar – Quando no desenvolvimento do texto, aparecem dados que não serão usados para encontrar a solução.
Com informações insuficientes – Quando os dados apresentados no texto não são suficientes para encontrar o resultado solicitado.
* Heurísticos – Operações que envolvem lógicas e estratégias, que não são resolvidas pelas operações fundamentais.
Soluções de situações matemáticas que possam ser diretamente resolvidas pelas operações matemáticas fundamentais.  Essa concentração vai nos conduzir a construção conceitual de cada uma das operações matemáticas fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário