Cada vez mais pesquisadores reforçam a
ideia que a matemática não pode ser reduzida a um conjunto de procedimentos mecânicos
repetitivos. Daniela Padovan, autora de livros didáticos, acredita que a base
para as aulas de matemática está em levar a turma a construir diversos caminhos
para chegar aos resultados.
Tendo como base a resolução dos
problemas, as atividades devem fazer com que os alunos debatam e criem estratégias
para chegar a uma resposta.
O recurso de situação problema precisa
e deve ser utilizado em sala de aula. Tais situações merecem atenção especial,
devem ser planejadas com base em momentos significativos dos jogos, por exemplo.
Apresentando sempre um impasse, exigindo a construção de procedimentos, e que
as crianças decidam qual o melhor ação a ser utilizado.
Nesse tipo de situação o aluno coloca
em jogo os conhecimentos que possui. Esse tipo de situação oferece algum tipo
de dificuldade para o aluno, que o força a buscar soluções, resultando na
produção de conhecimento, no enriquecimento do já existente ou no questionamento
do anterior. Registra e discutir as soluções encontradas são partes
fundamentais do processo.
O livro “Aprender com Jogos e Situação
Problema”, de Lino de Macedo, Ana Lucia Petty e Norimar Passos, revela de
maneira clara e objetiva como utilizar os recursos do titulo em sala de aula.
Baseando – se em pressupostos de Jean Piaget (1896 – 1980), o defensor da ideia
que para aprender o sujeito precisa conhecer o objeto e agir sobre ele e
trasformá - lo.
Tipos de situação matemática ou situação problema
Essas situações problemas podem ser divididas em diversos tipos, considerando sua estrutura:
* Simples – Quando envolvem somente uma operação matemática.
* Complexas – Quando envolvem mais de uma operação matemática, ou seja, quando mais de uma ação que envolve quantidade é realizada.
* Com informações para selecionar – Quando no desenvolvimento do texto, aparecem dados que não serão usados para encontrar a solução.
* Com informações insuficientes – Quando os dados apresentados no texto não são suficientes para encontrar o resultado solicitado.
* Heurísticos – Operações que envolvem lógicas e estratégias, que não são resolvidas pelas
operações fundamentais.
Soluções de situações matemáticas que possam ser
diretamente resolvidas pelas operações matemáticas fundamentais. Essa concentração vai nos conduzir a
construção conceitual de cada uma das operações matemáticas fundamentais.
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