Como ocorre a construção do número operatório? O que é
necessário para que a criança aprenda de fato?
A construção do numero operatório
Os números são utilizados desde a infância, e quando as
crianças chegam à escola, já possuem um conhecimento sobre ele, por mínimo que
seja. As funções do dia-a-dia exigem a
utilização dos números, como por exemplo, contar as quantidades, tudo isso já
se enquadra nesse aspecto, assim contribuindo desde já para o processo de ensino
aprendizagem.
As crianças aprendem na prática. Elas precisam manipular objetos, ou seja, precisam pegar, juntar,
separar, apertar, amassar, etc, pois manipulando os objetos, tendo contato com
eles, a criança trabalha com os esquemas mentais básicos para a
aprendizagem matemática.
São eles: Classificação, Seriação e numerização, entre
outros.
Os trabalhos de matemática com o 5º ano devem ser iniciados
com a classificação numérica, a seriação e a numerização a seguir vai desvendar
o mistério destes três grandes desafios!
Classificação
A classificação é uma operação principalmente lógica, aonde
os alunos devem ser instruídos a unirem elementos que possuem semelhanças, por
exemplo, em uma mesa com balas coloridas de várias tamanhos e formas, eles
devem separar as balas por cores, amarela com amarelas, vermelhas com vermelhas
e assim por diante.
Seriação
Na seriação os alunos devem trabalhar as diferenças entre os
elementos de uma mesma classe, por exemplo, as mesmas balas da etapa anterior,
já separadas em cores, agora devem ser separadas em tamanho, tanto em ordem
crescente quanto decrescente.
Numerização
Após estes processos de contato físico e noção numérica a criança deve passar pela numerização, que na maioria das vezes ocorre em conjunto com a alfabetização, e da aos alunos a capacidade de passar um conjunto de números para numerais, de uma forma consistente e correta.
O processo de numerização se deu a partir da contagem de objetos com outros objetos, desde então a humanidade deu início a construção do conceito de número, por meio de correspondência.
Um exemplo disso é um instrumento chamado ábaco, que pode se constituir a partir de pedras madeiras, bastões ou arames paralelos em retas na posição vertical, sendo que cada reta significa uma posição numérica.
Existiam vários tipos de ábacos, com diferentes histórias e origens, dentre eles o Babilônio, que sua construção foi datada por. Volta de 2700 -2300 aC.
Após estes processos de contato físico e noção numérica a criança deve passar pela numerização, que na maioria das vezes ocorre em conjunto com a alfabetização, e da aos alunos a capacidade de passar um conjunto de números para numerais, de uma forma consistente e correta.
O processo de numerização se deu a partir da contagem de objetos com outros objetos, desde então a humanidade deu início a construção do conceito de número, por meio de correspondência.
Um exemplo disso é um instrumento chamado ábaco, que pode se constituir a partir de pedras madeiras, bastões ou arames paralelos em retas na posição vertical, sendo que cada reta significa uma posição numérica.
Existiam vários tipos de ábacos, com diferentes histórias e origens, dentre eles o Babilônio, que sua construção foi datada por. Volta de 2700 -2300 aC.
Dica pedagógica
Para que os alunos entendam com mais facilidade e se interessem mais nas aulas
e exercícios, o professor deve propor jogos que utilizem de coisas físicas,
materiais, como por exemplo tampinhas de garrafa, palitos de sorvete, pom-pons
coloridos e qualquer outra coisa que possa ser separada e classificada!!!
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