O
sistema de numeração decimal
A matemática é uma
linguagem, muitas vezes quando pensamos nela a sensação de dificuldade já vem
em nossa mente.
O sistema de numeração
decimal é simplesmente a matemática que usamos em nosso dia-a-dia, uma
linguagem formalizada para expressar quantidades, posições etc. O primeiro
registro de quantificação foi em ossos 30.000 a 20.000 a.C..
Entre os 6 e 7 anos a
criança ainda não lida com valores simbólicos, se for para a mesma escolher
entre uma nota de R$ 5,00 e cinco notas de R$ 1,00, a criança certamente optará
pela segunda opção.
A partir dos 9 anos, as
crianças já conseguem quantificar e numerizar às vezes de 1 a 9,
progressivamente até 20 a 30, algumas crianças conseguem até mais, isso varia
de cada uma. A consolidação do número ocorrerá de forma progressiva nessa fase.
Sendo assim é fundamental vivenciar jogos, atividades concretas que relacionem
quantidades e números.
Com o aluno passando para o
2º ano do Ensino Fundamental, o momento iniciará o sistema de operação de
numeração decimal, formando grupos de 10, 100 e 1.000, e assim sucessivamente.
A utilização de materiais como canudos, palitos, etc., que podem ser agrupados,
reagrupados, e “desagrupados”.
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